O fim do casamento

Ricardo Almeida


O casamento é uma etapa da vida muito importante para todos os casais, a partir dele o casal tem que assumir fortes responsabilidades como o compromisso, fidelidade e a constituição de uma família.
Porém quando se passa alguns anos, ou até mesmo meses, muitos casais começam a entrar em “crise” e muitas vezes se separam por diversos motivos. Irei mostrar algumas das principais fases durante o fim do casamento.

Identificar o fim do casamento

Talvez o fim do diálogo pode ser um indicador, em alguns casos, do fim do relacionamento, pois a própria palavra relacionar se refere à interação. Quando o diálogo é substituído pela agressão, quando não há mais empatia, ou seja um não consegue perceber o sentimento do outro, pode conseguir nomear, dizer que o outro sente raiva ou solidão, mas não se comove, este sofrimento não o mobiliza ou quando um dos dois já estiver envolvido emocional e romanticamente com outra pessoa podem sem também fortes indicadores de relacionamento prejudicado.

Até que ponto é possível lutar por um relacionamento

Enquanto houver possibilidade de resgatar o amor.

Hábitos do dia a dia podem tornar um casamento divertido e saudável

Não deixar cair na rotina pode ser uma forma de tornar o casamento divertido. Não precisa de nada sensacional todos os dias, tempero demais também pode enjoar, mas buscar novas conversas, novos passeios, novos interesses. Testar novas comidas, mesmo que dê errado e ninguém aprecie o novo sabor, ainda assim foi mais interessante do manter o velho conhecido.
Caso perceba que já tentou tudo isto, ou estas dicas não são exatamente o seu jeito de ser e você está sem ideias recomenda-se psicoterapia de casal, ou na impossibilidade de os dois irem à terapia de casal que pelo menos uma das partes faça sua psicoterapia focando no relacionamento. A psicoterapia poderá ajudar a identificar o que está errado, porque não está mais funcionando e poderá dar uma nova visão a respeito deste relacionamento ou a respeito de si mesmo enquanto parte deste relacionamento.

Os filhos atrapalham a relação?

Filhos demandam muita atenção e energia, mas existem muitos casos onde os filhos unem o casal, casos onde atrapalham a relação e outros onde os filhos tem seu lugar sem qualquer interferência no casamento dos pais.


As fases do fim do casamento

A decisão
Os problemas da relação se tornam visíveis e insustentáveis. Qualquer atitude do parceiro é motivo para discórdias e discussões. Em certos momentos você fraqueja e sente medo de seguir a diante sozinha. Há uma série de fatores que estão além da relação amorosa que influenciam sua decisão. Entretanto, você se dá conta de que os prós foram cobertos pelos contras e decide expor toda situação.
A negação
É a fase que você tenta acreditar que as coisas não estavam tão ruins assim. Tenta apaziguar os problemas para diminuir a dor do rompimento. O ser humano é ambivalente e os sentimentos também, portanto, leva tempo para que se conscientize que tomou a decisão correta.
Fracasso
Ninguém inicia uma relação pensando em terminar. Quando termina, o chão some e a tendência é achar que nunca conseguirá fazer com que alguém te ame novamente.
Rejeição
É difícil aceitar que a pessoa amada já não quer mais ficar com você. Diante disso, a autoestima cai e a pessoa se sente desinteressante e pouco atraente. Deve se tomar cuidado para não se humilhar demais ou transformar a mágoa em rancor.
Medo
Ele pode variar de pessoa para pessoa, mas sempre estará presente. Todas as suas certezas viram dúvidas e isso assusta. Medo de não conseguir ser feliz de novo, ficar sem ninguém para sempre, reconstruir a vida financeira e emocional sem ninguém.
Começar de novo
Para aceitar essa nova realidade será preciso coragem e vontade de querer ser feliz novamente. Você sentirá medo e que algo está fora do lugar. Diante dessa situação, procure manter por perto pessoas queridas e que lhe fazem bem nos momentos de solidão. Não desanime diante das dificuldades.
A perda definitiva
Esse sentimento vem quando a pessoa que você amava começou um relacionamento com outro. Tristeza, acessos de ciúme e comparação com o novo amor vão aparecer. É a constatação de que sua relação acabou e que existe outro alguém em seu lugar.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill