O Ladrão de Livros - Sacolinha

A gente do 3º com o Sacolinha!

E aí, pessoal? Mais uma escritora do blog do Terceiro Médio, e hoje eu vim falar sobre um evento que aconteceu na escola no dia 14 de março. O evento já teve algumas fotos publicadas nas próprias redes sociais do Colégio (e você pode ter acesso ao site aqui, ao facebook aqui e ao twitter aqui, todos oficiais da escola), mas venho falar de uma maneira mais pessoal e um pouco mais detalhada sobre o que ocorreu: a visita do renomado escritor de literatura marginal Sacolinha ao colégio!

Mas primeiro de tudo, o que seria a literatura marginal? Ela é uma contracultura; ou seja, em uma sociedade como a nossa, onde a literatura é historicamente elitizada, esse tipo de produção vem tratar de assuntos periféricos por meio de pessoas que fizeram, ou fazem, parte deles. E em meio a vários escritores desse ramo literário, Sacolinha pode ser considerado um destaque, não só por sua qualidade de produção e por ter chamado a atenção de outros autores renomados, como Ignácio de Loyola Brandão, mas também por sua história de vida. E é sobre tudo isso que ele fala em sua palestra Minha literatura, minha vida. Bom, vamos lá?

Ademiro Alves de Sousa, conhecido pelo pseudônimo Sacolinha, nasceu na Cidade Líder. Começou a trabalhar cedo e por muito tempo, junto com seu avô e outros familiares, ajudou no sustento de toda a sua família. Quando seu avô foi demitido e sua família começou a passar por dificuldades, tiveram de se mudar para Suzano, mas mesmo assim Sacolinha continuou em seu emprego de cobrador de lotação. Porém, somente ao conseguir trabalhar com a carteira registrada, leu o primeiro livro de sua vida: sua Carteira de Trabalho. E a partir desse momento, ele percebeu que a leitura conseguia abrir novos caminhos, possibilidades, e até mesmo ajudá-lo a encontrar meios alternativos de sair de dificuldades. Desse modo, pegava emprestado diversos livros do tio (que nem sempre sabia desses "empréstimos") para alimentar cada vez mais a sua sede por leitura, mas isso não era muito bem avaliado pelos seus amigos, que viam tudo isso com certo preconceito.

Como estava inquieto, com muito sofrimento reprimido por causa de suas complicações pessoais, ele começou a escrever. Mas Sacolinha não começou direto com livros: escrevia letras de rap, de samba, e só assim seus amigos deixaram o preconceito de lado e começaram a se sentir representados. Apenas depois de conhecer uma outra autora sobre literatura marginal, ele decidiu que queria ser escritor; escrever sobre a realidade na periferia, e não dramatizá-la e torná-la sensacionalista como os jornais faziam. Claro que o sucesso não veio logo de cara: o próprio escritor vendia seus livros no centro de São Paulo, e demorou muito até conseguir vender uma cópia sequer. Porém, como um sopro de sorte, sua primeiríssima cópia foi comprada por uma jornalista da revista Época, que gostou do livro e lhe pediu para fazer uma entrevista, intitulada O Ladrão de Livros (título homônimo ao desta postagem) porque o jovem Sacolinha pegava os livros do tio sem o consentimento deste. Depois disso, foi até fazer entrevista no programa do Jô Soares e sua autobiografia foi recomendada por ninguém menos que Heloisa Buarque de Hollanda.

A palestra Minha literatura, minha vida aborda todos esses assuntos, além de o escritor falar um pouco de suas obras. As obras de Sacolinha incluem romances e contos, além de sua autobiografia intitulada Como a água do rio. Encerro essa postagem com a recomendação de algumas de suas obras:

  • Brechó, Meia-noite e Fantasia: um livro que reúne contos sobre assuntos que podem ser considerados mais polêmicos e reflexivos, como o aborto e o amor proibido;
  • Peripécias de minha infância: um romance infanto-juvenil em que Sacolinha relembra alguns acontecimentos de sua própria infância por meio do personagem principal;
  • Estação Terminal: um romance sobre o terminal Corinthians-Itaquera na época do transporte alternativo;
  • Manteiga de cacau: um livro que reúne contos sobre o homem na sociedade moderna.
Espero que tenham ficado tão interessados quanto eu nesse escritor fantástico. Fiz questão de adquirir alguns exemplares dele e admito que não só não me decepcionei, como me surpreendi muito! Para quem tem o interesse de conhecer mais sobre o Sacolinha, a página oficial do facebook dele é esta. Espero ter despertado algum interesse sobre essa literatura em vocês, até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill