Gilgamesh - O Rei dos heróis

Murilo Martins
   
 VOOOOOOOLTEEEEEEEEI

      Salve, salve, voltei e agora com mais um assunto que não é revista mas é super interessante: Gilgamesh! Já ouviram falar? Aposto que não, mas relaxa que depois desse tópico vão ficar por dentro de tudo quando falarem sobre o deus-herói.
     Gilgamesh foi um rei de Uruk (participa da atual Suméria) que ficou mundialmente conhecido por sua epopeia (epopeia de Gilgamesh) um poema épico feito em tabuletas e escrito em caracteres cuneiforme (antiga escrita da Suméria). Gilgamesh foi o quinto rei da dinastia Uruk,  segundo a lista de reis da Suméria ele era descrito como um filho de uma deusa (Ninsuna) e um antigo sacerdote de Uruk. Ele era sempre descrito como um semi-deus superior aos outros pois possuía 2/3 deus e 1/3  humano.

                                                                                                Estatua de Gilgamesh em Sydney   


     Gilgamesh também é consagrado pelos sumérios, por uma lenda que contava a história de quando ele luta pela independência de Uruk e vence o Aga, rei de Kish. Nesta história é importante destacar um personagem icônico ao lado de Gilgamesh, seu amigo Enkidu que foi um destaque na luta contra Aga.E mais interessante neste personagem é de como ele é tratado de igual para igual com um semideus, sendo que Enkidu é humano, a explicação para isso, sengundo a epopeia de Gilgamesh, é que Enkidu é enviado para o reino de Uruk pelos deuses para servir como um parceiro de Gilgamesh em suas lutas, como foi o caso de Uruk contra Kish. Enkidu possui um longa história com o rei de Uruk mas não preciso entrar em detalhes.

     EPOPEIA DE GILGAMESH

     Como já dito antes, a epopeia de Gilgamesh é um antigo poema épico sendo o persongem principal o deus-herói Gilgamesh, acredita-se que sua origem vem de várias histórias do antigo rei de Uruk compilados por Assurbanípal, último grande rei da Assíria. O poema seu foi feito em doze placas, cada uma com 300 versos ou mais. Vamos lá, para ficar mais fácil de explicar é só imaginar um rei (Gilgamesh) que tinha um ego maior que o Everest e para que ele não fosse contra os cidadãos os deuses enviaram Enkidu que podia falar de igual para igual com o rei e guiasse Gilgamesh, sendo um amigo muito próximo. Agora é só pensar nos dois com a responsabilidade de governar um reino, mas só acabam fazendo besteira e enfurecendo os deuses.

Uma das tábuas que contem a epopeia


Agora vem a melhor parte da epopeia, Enkidu acaba por morrer e Gilgamesh se transtorna começando a buscar desesperadamente um caminho para a vida eterna, para isso o rei precisou consultar Utnapishtim, o herói imortal do dilúvio. O herói após ouvir a história do rei proclamou uma frase que é digna de destaque. "A vida que você procura nunca encontrará. Quando os deuses criaram o homem, reservaram-lhe a morte, porém mantiveram a vida para sua própria posse" (UAU!)

*O detalhe é que nesse parte é o fato de Gilgamesh lamentar tanto a morte do amigo que fez Uruk inteira sentir pena e daquele dia em diante ninguém cortaria o cabelo em homenagem a Enkidu.

Enkidu a esquerda sendo ilustrado como metade animal (pois viveu parte de sua vida na floresta e foi criado pelos deuses assim)


Como uma parte da história de Enkidu ele vivia em uma floresta e possuía características de animais, em algumas ilustrações ele aparece como humano/animal

Gilgamesh era o típico personagem que ninguém iria gostar, uma coisa óbvia já que ele era completamente egocêntrico e não simpatizava com nenhuma pessoa, típico de um vilão, mas graças ao seu amigo Gilgamesh ficou bem mais socializável e interessante.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill