ENEM

Adriano Patrick

Olá pessoal, hoje, infelizmente irei postar meu último texto para vocês, mas, não se preocupem, ano que vem novos e preparados alunos irão escrever muitas novidades, então antes de mais nada um bom final de ano a todos !!!


Pois bem, hoje irei falar um pouquinho sobre o ENEM, creio que a prova mais esperada por muitos em nosso País e também uma das mais comentadas, com isso, fiz um pequeno resumo desde sua história até os dias atuais, espero que gostem.


Apesar de muitos não saberem, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado com o intuito de avaliar o desempenho dos estudantes, procurando melhorar a qualidade do Ensino Fundamental. A primeira prova foi aplicada no ano de 1998 e contou apenas com 157 mil inscritos, do qual, somente 115 mil participaram, desde lá, vem sendo realizado todos os anos consecutivos e sendo aprimorado cada vez mais.

Em dias atuais, mais precisamente neste ano de 2017, o Enem é utilizado para ingresso em faculdades particulares e públicas de todo Brasil, podendo ser realizado por todo aluno do ensino médio, ou que já tenha concluído, lembrando que alunos do Primeiro e Segundo ano também podem realizar o exame como treineiros, e, ao concluírem o colégio, podem utilizar a sua maior nota dos três anos de médio para a entrada de uma possível Universidade.

Até o ano de 2016 a nota do Enem podia ser utilizada como diploma do Ensino Médio para aqueles que não o concluíram, porém, este ano o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) publicou que essa norma não é mais válida, com isso, o número de inscrições certamente foi menor, mas a concorrência ao contrário disso, aumentou bastante.

A prova do Enem tornou-se interdisciplinar e contextualizada. Enquanto outros exames, como alguns vestibulares ainda fazem, valorizam mais a memória do aluno e dos conteúdos, o Enem coloca o estudante diante de situações e problemas, exigindo que ele aplique os mais diversos conceitos para sua solução.

Concluindo, creio que pude falar um pouco dessa prova tão comentada em todos os meios de nosso País, e lembre-se: você que esteja lendo este texto e for prestar Enem em 2018 ou até mesmo em outros anos, a dica é: chegue com antecedência no dia do exame, e não deixe para estudar tudo no último mês, se dedique em seu Ensino Médio e crie uma rotina de estudos, pois só assim você terá a chance de concorrer com quem se dedicou também, e garantir sua vaga possível em alguma universidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill