Formatura

Formatura ou Baile de Formatura? 


Oii gente mais um post aqui no blog, o meu último, espero que gostem!

O ano tá acabando e com isso vem muitas expectativas para nós que somos do último ano do colégio, as expectativas são para diversas coisas que virão como: os resultados dos vários vestibulares que fizemos pra saber se podemos nos considerar universitários no ano que vem ou não, ou os vestibulares que ainda virão por aí, mas o que está mais próximo de nós, no momento, é a formatura e sem dúvida esse ano ela gera muita expectativa e ansiedade. Para quem ainda não sabe essa vai ser a 1° formatura nos quatro últimos anos em formato de baile, ou seja, teremos a formatura parecida com a dos filmes com direito as meninas de longo e os meninos de smoking. E apesar de não ser mais a primeira vez que participamos de um evento assim, agora temos sensações antes nunca vividas; é a última vez que vou olhar para os meus colegas e faremos parte da “nossa sala”; mesmo que ainda nos encontremos durante a vida saberemos que naquele momento se encerra o elo que tivemos de nos ver todos os dias; o amadurecimento que vivermos a partir desse final de ciclo pode ou não nos separar e tudo isso dá um frio na barriga... Mas aqui nesse post não vim relatar minhas inseguranças ou angústias em relação ao fim do “terceirão”, e sim contar um pouco mais sobre o ritual que envolve a formatura.


Exemplos de vestimenta para baile de formatura.


Buscando uma definição para formatura encontrei que é "uma cerimônia festiva de conclusão de um curso", mas não só isso, é um evento que envolve muitas emoções (como eu já comentei) por isso esse ano queríamos que fosse especial e a escola nos ofereceu a oportunidade de podermos fazer o baile de formatura.

Mas qual a diferença entre a formatura e o baile de formatura?

A formatura ou a colação de grau é uma cerimônia mais simples em relação ao baile, porque ela não envolve nada além dos rituais cerimoniais comuns da entrega dos canudos com os diplomas, as homenagens aos pais, professores e aos seus colegas; aos dois tipos de cerimônias esses atos são comuns, mas o baile, além disso, envolve a valsa dos alunos com um membro da família ou com alguém que é considerado importante por ele e depois dessa parte mais formal existe o jantar ou comes e bebes e também um momento de confraternização entre os alunos. Outro ponto distinto entre os dois tipos de evento, que também é interessante, é que na formatura é necessário apenas que os alunos estejam de social, já o baile pede roupas de gala, como já mencionei; Os eventos também precisam de ambientes diferentes, a formatura pode ser realizada em um teatro universitário; já o baile de formatura, um Buffet porque vai acomodar as pessoas por muito mais tempo e existirão outros protocolos de cerimônia. Em resumo o baile de formatura é um evento que além dos rituais cerimoniais convencionais tem um momento para que os alunos possam aproveitar o que estão vivendo com seus amigos e familiares, assim deixando mais recordações e memórias desse fim de ciclo. Por isso se você ainda vai se formar pense bem em qual vai valer mais a pena tanto financeiramente quanto emocionalmente.

 
Beca clássica usada nos dois tipos de formatura. 

Exemplo de formandos que escolheram o formato de baile.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill